sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aprenda a fazer Arraiolos 4


Há uma ordem a ser seguida quando bordamos um tapete ou almofada em arraiolos. A ordem tradicional tem o objectivo de evitar que o tapete fique deformado ou perca a forma depois de pronto.

Delinear, bordando borda do tapete:
1
Primeiro passo: marcamos o centro da tela, passando uma linha branca, por exemplo. A seguir, contamos os pontos e fazemos a bainha, virada para o lado direito do tapete. Começamos a bordar o contorno da barra do tapete, girando o trabalho e não esquecendo de fazer os 4 pontos de canto correctamente.

Bordamos o limite central da borda:
2
A seguir bordamos o limite central da barra do mesmo modo, ou seja, girando o trabalho e fazendo os pontos de canto.

Contorno dos desenhos
- Barra:
3
Começamos então a bordar os contornos do desenho na barra, sempre girando o trabalho.

- Cantos:
4
Agora, bordamos o contorno dos cantos da barra com atenção para não errar a direcção do ponto no avesso e fazendo os pontos de canto que forem necessários.

- Contorno dos desenhos do campo
5
É a hora de bordarmos o campo do tapete. O ideal é bordar por partes, primeiro a primeira metade, sempre de baixo para o centro. Viramos o trabalho e fazemos a outra metade, também de baixo até o centro. Observe que agora o tapete não gira.

Matização:
- da barra
6
Terminada a fase dos contornos, começamos a "matizar" o tapete, ou seja, começamos a colorir os desenhos. Como trabalhamos a barra primeiro, há que se girar o tapete.

- Matização do campo:
7
Agora o tapete não gira. Trabalhamos com a cor que preferirmos, sempre de baixo para o centro.Uma vez completa uma metade, viramos o tapete e fazemos a outra parte.

Fundo:
- da barra
8
Estamos quase no fim, mas ainda nem metade do trabalho foi bordado. É a hora de se fazer o fundo. Primeiro bordamos o fundo da barra do tapete, não esquecendo de fazer os pontos de canto. Como estamos trabalhando a barra, o tapete gira.

Fundo:
- do campo
9
Nesta última etapa do bordado, só nos falta bordar o fundo do campo. Sempre de baixo até o centro, virando o tapete e recomeçando a outra metade.

E por fim, fazemos a franja e costuramo-la ao tapete.
Foi aqui que vi este esquema espectacular!

2 comentários:

Helo Furlanetto disse...

Ola você teria o risco deste tapete para me vender?
Seu blog é muito bom , amei parabéns. Coloquei seu vídeo no meu, tudo bem para você? Dei os devidos créditos.
abraço
Heloisa

Helo Furlanetto disse...

O risco é referente ao do desenho explicativo. Esqueci de explicar, me desculpe.