segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aprenda a fazer Arraiolos 2



O ponto de Arraiolos, também chamado ponto de trança ou ponto de cruz de perna longa, é o mesmo que na idade média tinha o nome de ponto de cruz duplo.
O ponto de Arraiolos executa-se em direcção horizontal da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, na vertical de baixo para cima ou ao contrário, e também na diagonal, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.
Em qualquer dos casos acima, a agulha entra e sai do tecido sempre em posição vertical.


Como fazer um tapete de Arraiolos:
1 - Escolha o desenho que pretende fazer (se é o primeiro trabalho, escolha um desenho simples, não faça como eu que fiz um tapete enorme com leões, pássaros e flores... que deu um trabalhão enorme).
2 - Compre a tela (prefira para primeiro trabalho a marcada, pois é mais fácil contar os pontos), adquira também as lãs e duas ou três agulhas próprias.
3 - Inicie o trabalho pelo contorno do tapete (quadrado ou rectangular), podendo trabalhar em todos os sentidos, deixando uns centímetros para fazer a bainha.
4 - Faça a bainha para o lado direito do tapete, rentinha ao ponto de contorno.
5 - Comece a delinear os desenhos da barra (na barra os desenhos são bordados nos quatro sentidos, vamos virando o tapete e bordando).
6 - Faça agora os contornos dos desenhos do centro e do fundo do tapete (Atenção! O fundo e o centro tem que seguir um único sentido para que os fios fiquem uniformes, isto é, escolhemos o lado mais estreito e depois continuamos).
7 - Preencha os desenhos da barra e os do centro e do fundo com as cores escolhidas.
8 - Preencha finalmente o fundo da barra, do centro e, por fim, do fundo.
9 - Se o tapete escolhido for redondo, é necessário que se escolha o sentido em que vai começar o trabalho e seguir sempre nesta posição, tanto para o contorno quanto o bordado em si.

Sem comentários: